Empresários catarinenses buscam novos mercados na China
Empresários catarinenses buscam novos mercados na China
Alto Vale do Rio Negro/SC - Um grupo de 23 empresários do setor de móveis da região do Alto Vale do Rio Negro, Santa Catarina, embarcou nesta segunda-feira (10) para uma missão empresarial à China, com a perspectiva de promover negócios e fortalecer contatos com os mercados do extraordinary watches fake breitling País. Na missão, que segue até o dia 18 de setembro, os empresários visitarão em, Xangai, a Furniture China 2007, uma das maiores feiras do setor moveleiro no mundo.
Em sua 13ª edição, a feira, que acontece de 12 a 15 de setembro, deve receber cerca de 70 mil pessoas, nos três dias de evento. No total, serão 1.600 expositores, entre eles, fabricantes de móveis para casa e escritório, cadeiras, luminárias, tecidos, tapetes, cortinas e objetos decorativos.
Durante a visita, os brasileiros também conhecerão duas grandes empresas fabricantes de móveis para trocar experiências sobre as melhores práticas no processo produtivo. “Eles irão analisar o melhor das práticas da indústria chinesa e aproveitar a experiência para aprimorar as suas”, explicou o coordenador do Arranjo Produtivo Local de Madeira e Móveis do Alto Vale do Rio Negro, do Sebrae em Santa Catarina, Joel Fernandes.
Ainda na programação, está previsto um encontro de negócios entre o grupo brasileiro e outros 40 empresários chineses visando o comércio bilateral, com foco na importação de insumos para a produção de móveis brasileiros. Segundo o coordenador, a iniciativa contribui para o aumento da competitividade brasileira na exportação, já que o câmbio desfavorável aumenta os custos e prejudica o setor.
Para o presidente do Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário de São Bento do Sul, Ivo Sandy Grossl, a estratégia da importação perfect watches fake breitling navitimer de matéria-prima é uma alternativa para o aumento da participação das empresas catarinenses no mercado externo. “É uma oportunidade ímpar para buscar novos mercados e tentar reverter a atual situação desfavorável do segmento”, afirmou o empresário.
Há dois anos o Sebrae no Estado apóia os empresários do setor da região do Alto Vale do Rio Negro, formada pelos municípios de São Bento do Sul, Campo Alegre e Rio Negrinho. Atualmente, o APL conta com mais de up-scale watches copy breitling uk 60 empresas, e a expectativa, segundo o coordenador, é de que, juntas, elas façam um investimento de cerca de R$ 19 milhões nos próximos três anos.